terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

O vício do bronzeado

Pois eh gente! Nesse veraozão todo que tá fazendo ( aki no Rj pelo menos ) , não tem quem resista ficar longe de praias e piscinas. Ainda mais quem adora pegar uma corzinha e ficar moreninho(a) . Eu, naaaada curiosa que sou, fui pesquisar pra saber um cadin mais sobre as novas "técnicas" que vêm surgindo para se alcançar o mesmo resultado bronzeado sem o uso do sol! Eh, pois afinal de contas, queremos estar lindos e moreninhos o ano todo certo?

"Mais do que uma moda, o hábito de bronzear a pele pode ter uma origem neurobiológica. Segundo um novo estudo, “torrar” ao sol é tão viciante quanto fumar um cigarro. 

Os dermatologistas já suspeitavam, mas a confirmação chega agora: bronzear pode ser um vício, tal como as drogas ou o álcool, e quem passa horas ao sol pode não conseguir libertar-se facilmente do hábito. Um estudo publicado no Journal of the American Academy of Dermatology revela que o conhecimento de que esta prática provoca cancro de pele pode não ser o suficiente para alterar o padrão de comportamentos, sugerindo que ele tenha carácter viciante.

As primeiras análises laboratoriais tinham já revelado que, tal como o exercício intenso e outras actividades que provocam prazer, os raios UV provocam a libertação de endorfina. O sinal de alarme confirmou-se, quando os questionários colocados pela Universidade de Seattle a 385 homens e mulheres que têm por hábito bronzear-se mostraram que 22 por cento das mulheres e 8 por cento dos homens revelaram uma desordem relacionada com a radiação ultra-violeta. A percentagem aumenta no caso de utilizadores de aparelhos de brozeamento artificiais."

Bronzear sem sol

O que fazer para exibir uma cor dourada durante os meses em que não apanha calor

Dividida entre a vontade de exibir uma cor dourada e o receio de se expor aos maléficos raios ultravioleta? A cosmética oferece-lhe uma terceira opção: bronzear sem sol.

Se não teve a sorte de, no último mês, ir de férias para o hemisfério sul, o mais certo é, neste momento, estar, como hei-de dizer... branco! Um estado imaculado que acentua, sem dó nem piedade, a mais pequena imperfeição na pele, desde as olheiras no rosto à casca de laranja no corpo, no caso das mulheres.

A alternativa: correr para a praia e torrar ao sol? Não! A cosmética oferece-lhe uma solução muito simples: bronzear sem sol. 

Formas de bronzear -


Cosmética autobronzeadora

São fórmulas à base de DHA, uma substância que, ao entrar em contacto com as proteínas cutâneas, produz uma reacção que escurece a superfície da pele, conferindo-lhe um tom bronzeado. Ainda julga que os autobronzeadores deixam a pele alaranjada, seca e têm um cheiro intenso? Está enganado. 

As fórmulas actuais são hidratantes, têm um odor agradável e proporcionam uma cor natural. Para quem tem a pele mais pálida, pode começar por usar um autobronzeador progressivo: proporciona um bronzeado gradual, aplicação após aplicação.

Resultado: A cor aparece cerca de uma hora após a aplicação (algumas fórmulas já têm também um efeito imediato) e desaparece progressivamente (até 10 dias).

Cosmética bronzeadora

São fórmulas que não reagem com a pele, levando-a a autobronzear-se, mas sim que lhe conferem cor através de um processo muito simples: maquilhagem. Estamos a falar de produtos que pintam a pele, imitando o tão desejado tom bronzeado. 

Resultado: A cor surge de imediato e desaparece totalmente ao limpar/desmaquilhar.

Em geral, os bronzeadores a jato funcionam da mesma forma que as loções autobronzeadoras. Seus componentes reagem com a camada superficial da pele, escurecendo temporariamente o seu tom. Dependendo dos elementos de cada fórmula e da cor da pessoa, a pele tende a ficar mais amarronzada ou alaranjada. Mas se a aplicação for feita com técnica produtos de qualidade, é possível ficar com o visual muito próximo do natural. 

Bronzeamento a jato

O dermatologista Beni Grinblat, do Hospital Albert Einstein, afirma que a fórmula utilizada nos bronzeamentos a jato e nos autobronzeadores é totalmente saudável. “É a maneira mais recomendável de se bronzear. Ao contrário das câmaras de bronzeamento com luz, não há risco de envelhecimento precoce e nem de câncer de pele”, afirma. Grinblat também assegura que não há nenhum mal em aplicar esse tipo de produto no rosto, mas é importante seguir as recomendações do fabricante e tomar cuidado com os olhos. 

Se você gostou da idéia e não quer mais ficar horas torrando no sol, aposte nos autobronzeadores e nos bronzeadores a jato. Você fica morena por cerca de 10 dias, sem pele seca e sem descascar.

E para quem não ousa aplicar loções autobronzeadoras em casa por medo de ficar toda manchada, o mais indicado é procurar um instituto de beleza que faça o bronzeamento a jato. 

• Dicas •

• Sempre use luvas ao aplicar autobronzeadores, pois eles geralmente mancham as mãos. 
• Aplique pouca quantidade do produto na região dos joelhos e cotovelos, pois elas já são mais escuras naturalmente. 
• Para um bronzeado impecável, prefira cabines de bronzeamento a jato. É maior a probabilidade de que você fique bronzeada por igual. 
• Nunca deixe de usar filtro solar. Bronzeadores artificiais não protegem ninguém do sol! 
• Prefira produtos de secagem instantânea, assim você economiza tempo e evita manchar suas roupas.

Eh isso meninas, espero que tenham gostado da matéria, pq eu adorei saber que posso ficar moreninha sem ficar ardendo ou propícia a um câncer de pele. Mas lembrem-se ein! Quem ainda optar pelo bronzeamento natural, pelo sol, q tb eh ótimo e pode ser saúdavel se feito entre os horários recomendados ( de 8 às 10h e depois das 16h ) , nunca esqueçam-se do protetor solar ok?!

Beijos e um ótiimo bronze! 

5 comentários:

  1. Nada é para sempre...

    e confesso que não gosto muito de me bronzear;
    mas adorei as dicas=)

    ResponderExcluir
  2. queriida, obrigada pelo selinho viiu??
    eu não tinha ainda, eu vou fazer meu post e já coloco ele lá :)

    beijoos, e otima semana!

    ResponderExcluir
  3. gosto do teu blog.
    Mas nada como uma praia, aquele cheiro de maresia, á água salgada, e uma sensação de bem estar.
    ( mas vale as dicas, pra quem precisa)
    Beijos
    Maurizio

    ResponderExcluir
  4. Desde q saí do RJ perdi essa neura de ficar bronzeada... Hoje vou à praia e prefiro ficar na sombra!!! Seu novo template tá lindão... bjos

    ResponderExcluir
  5. Ahhh eu quero todas de uma vez só. rsrs.
    Beijos ;*

    ResponderExcluir

Eh sempre bom saber sua opinião!
'gradecida!