sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Banho quente ou frio?

Pois eh gente, confesso a vocês que apesar de adorar banho frio, sei que um bom banho quente tem lá o seu charme. Pensando nisso percebi que sempre que tenho um dia relativamente tranquilo, onde não faço muito esforço, acabo optando pelo banho quente/morno. E jah qndo tenho um dia agitado, cansativo ou frustrante, acabo preferindo aquele banho gelado!

Confesso tb que achei minhas opções no quesito banho mto contrastantes em relação às matérias que andei lendo nos sites da vida. Muita gente acaba preferindo o banho quente na intenção de relaxar o corpo após um dia duro.

Outra coisa que reparei é nas várias recomendações dos dematologistas que afirmam que o banho quente/morno prejudica a pele e os cabelos. Seráa???

Pesquisando sobre o assunto achei a seguinte matéria:

Mito ou verdade: tomar banho quente faz mal para a pele?

"O banho quente prejudica a camada manto-lipídica da pele, que é responsável pela textura suave", explica a dermatologista Meire Parada Brasil. Portanto, a médica aconselha a reduzir o tempo da ducha, que serve apenas para lavar o corpo e não desestressar.

A especialista ainda dá outra dica a quem não consegue ficar sem, pelo menos, dois banhos por dia. "O sabonete tem de ser usado em todo o corpo uma única vez. No segundo banho, deve-se usá-lo apenas nas axilas, no genital e nos pés", afirma Meire.

O dermatologista Fernando Bezerra, por sua vez, acredita que qualquer tipo de banho remove os fatores hidratantes naturais da pele, como a uréia. "O problema é que a temperatura alta da água estimula a dilatação dos poros e para quem tem propensão a urticárias, pode ser que apresente coceiras na pele", diz.

No entanto, o especialista ressalta a necessidade do banho para limpar o corpo, sobretudo em um país tropical como o Brasil. "O interessante é utilizar um sabonete mais adequado que agrida menos o PH alcalino da pele. Costumo indicar também hidratantes que contenham uréia, ceramidas e óleos essenciais logo após o banho", afirma.

Fonte: Terra

Pois eh. E agora, vale a pena tomar aquele banhozinho quente msm no verão?

..................................

Recadinhos:

* Assista: " Adotar é tudo de Bom! "    - Pedigree.

2 comentários:

  1. minha dermatologista vivia dizendo isso pra mim, é foda meu. :S é uma coisa boa, mas que faz 'mal' :/

    ResponderExcluir
  2. asuahsuahushau , a minha demartologista vive dizendo isso pra mim [2]

    ResponderExcluir

Eh sempre bom saber sua opinião!
'gradecida!